Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:dados_adicionais

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:dados_adicionais [22/03/2018 13:04] – RM 29612 tadeu.sarmentoajuda:dados_adicionais [15/07/2019 20:01] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
 ====== Consultar Imóvel - Aba Dados Adicionais ====== ====== Consultar Imóvel - Aba Dados Adicionais ======
 +<columns>
 Esta aba faz parte da funcionalidade **[[:ajuda:Consultar Imóvel]]**. Esta aba faz parte da funcionalidade **[[:ajuda:Consultar Imóvel]]**.
 +
 +Para a **CAGEPA**, a tela é visualizada com //link// na mensagem **<color red>IMÓVEL POSSUI COMENTÁRIOS</color>** em todas as abas, além de //links// nas mensagens **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** e **AVISO DE CORTE EMITIDO**, quando houverem, conforme exemplo **[[=ajuda:dados_adicionais#aba_dados_adicionais_-_cagepa|AQUI]]**.
 +</columns>
 +\\
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:746464_dados_adicionais.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:kairos_da.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 23: Linha 27:
   - Situações Especiais de Cobrança;   - Situações Especiais de Cobrança;
   - Ramos de Atividades do Imóvel;   - Ramos de Atividades do Imóvel;
 +  - Histórico de Faturamento por Ligação;
   - Dados do Contrato;   - Dados do Contrato;
   - Matrículas Associadas;   - Matrículas Associadas;
Linha 28: Linha 33:
   - Imóvel Doações.   - Imóvel Doações.
  
 +\\
 **Atenção**: para a **CAGEPA**, o quadro **Histórico de Clientes do Imóvel** pode vir com um ícone na coluna **PDF**. Clicando sobre ele, é possível imprimir o //termo de assunção// vinculado ao cliente. O //termo de assunção// é um contrato de assunção de dívida, que o cliente precisa assinar, assumindo a dívida do inquilino anterior. Isso ocorre quando um cliente deixa o imóvel (por exemplo, durante o fim de um contrato de aluguel) e o próximo assume a divida do anterior. **Atenção**: para a **CAGEPA**, o quadro **Histórico de Clientes do Imóvel** pode vir com um ícone na coluna **PDF**. Clicando sobre ele, é possível imprimir o //termo de assunção// vinculado ao cliente. O //termo de assunção// é um contrato de assunção de dívida, que o cliente precisa assinar, assumindo a dívida do inquilino anterior. Isso ocorre quando um cliente deixa o imóvel (por exemplo, durante o fim de um contrato de aluguel) e o próximo assume a divida do anterior.
 +
 +Também para a **CAGEPA**, o quadro **Situações Especiais de Cobrança** traz ordenadas as informações sobre o usuário que informou e retirou as situações especiais de cobrança através da funcionalidade **[[=ajuda:cobranca:informar_situacao_especial_de_cobranca|Inserir Situação Especial de Cobrança]]**. Clicando sobre o //link// da coluna **Tipo**, é possível consultar as situações especiais de cobrança inseridas **[[=ajuda:dados_adicionais#consultar_situacao_especial_de_cobranca|AQUI]]**, com o detalhe da data e da hora da operação. O mesmo ocorre com o quadro **Situações Especiais de Faturamento**, que visualiza via //link// da coluna **Tipo** a consulta das situações especiais de faturamento **[[=ajuda:dados_adicionais#consultar_situacao_especial_de_faturamento|AQUI]]**.
 +
 +Já o quadro **Situações de Cobrança** visualiza as situações de cobrança para cada cliente associado ao imóvel (**Cliente Alvo**), bem como as referências das contas pelas quais o cliente foi negativado em decorrência do débito não pago.
  
 **Atenção**: o quadro **Situação da Cobrança da Coleta de Lixo** é visualizado para a **SAAE de Juazeiro - BA**, uma vez que a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento se tornou responsável também pela coleta de lixo de sua cidade. Neste quadro, é possível visualizar os dados referentes ao débito que será cobrado em conta de água mensal referente à //Taxa de Coleta de Lixo// (TCL). Esses dados são: //Percentual de Cobrança//; //Observação// (caso haja) e o //Valor da Cobrança Anual//, que corresponde ao ano corrente. Esse quadro é exibido quando o parâmetro do sistema indicar que haverá cobrança de TCL para o imóvel em questão. **Atenção**: o quadro **Situação da Cobrança da Coleta de Lixo** é visualizado para a **SAAE de Juazeiro - BA**, uma vez que a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento se tornou responsável também pela coleta de lixo de sua cidade. Neste quadro, é possível visualizar os dados referentes ao débito que será cobrado em conta de água mensal referente à //Taxa de Coleta de Lixo// (TCL). Esses dados são: //Percentual de Cobrança//; //Observação// (caso haja) e o //Valor da Cobrança Anual//, que corresponde ao ano corrente. Esse quadro é exibido quando o parâmetro do sistema indicar que haverá cobrança de TCL para o imóvel em questão.
 +
 +O campo **Histórico de Faturamento por Ligação** visualiza o histórico de alterações do tipo de faturamento do imóvel, para empresas que, como a **CAERN**, também utilizam o faturamento por //ligação//. Este tipo de faturamento usa como parâmetro a principal categoria do imóvel, possibilitando a emissão do faturamento de água e/ou esgoto, sem levar em consideração a quantidade de economias cadastradas. Dessa forma, o tipo de faturamento se divide entre **Por Economia** e **Por Ligação**. Na opção **Por Economia**, a quantidade de economias entra no cálculo do faturamento. Na opção **Por Ligação**, a rotina de geração dos dados para leitura gera um arquivo de faturamento informando que o imóvel possui apenas uma economia, e leva em conta a categoria/subcategoria que //prevalecer// entre as economias cadastradas. No caso de quantidades //iguais// de economias de categorias/subcategorias //diferentes//, prevalece a categoria/subcategoria atrelada à //maior// tarifa. O sistema permite alterar o tipo de faturamento se a quantidade de meses entre a **Data Início** e o mês/ano de faturamento atual for igual ou superior à quantidade de meses parametrizada no sistema, exceto se for a primeira vez e o imóvel tiver mais de uma economia, ou se o usuário tiver permissão especial.
  
 O botão {{:ajuda:hint.png?nolink|}} que se encontra na mesma linha do subtítulo **Dados do Imóvel**, apresenta um //Hint// que exibe: a Inscrição do Imóvel; o Cliente Usuário; o Número do Hidrômetro; e o Endereço do Imóvel. O botão {{:ajuda:hint.png?nolink|}} que se encontra na mesma linha do subtítulo **Dados do Imóvel**, apresenta um //Hint// que exibe: a Inscrição do Imóvel; o Cliente Usuário; o Número do Hidrômetro; e o Endereço do Imóvel.
Linha 113: Linha 125:
 {{  :ajuda:dados_adicionais_imovel.relatorio.jpg?nolink  |}} {{  :ajuda:dados_adicionais_imovel.relatorio.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
 +\\
 +
 +==== Consultar Situação Especial de Cobrança ====
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:y765jhfhf.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
 +==== Consultar Situação Especial de Faturamento ====
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:phatura_es.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
 +===== Aba Dados Adicionais - CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:klauco.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
 +<columns>
 +Acima, caso haja comentário para o imóvel, a tela é visualizada com um //link// na mensagem **<color red>IMÓVEL POSSUI COMENTÁRIOS</color>**. Clicando sobre ele, o sistema visualiza um //popup// apresentando os comentários registrados para o imóvel, sem que seja necessário mudar para a **[[=ajuda:registros_de_atendimentos_ra_os|Aba Registros Atendimento]]** para visualizá-los:
 +</columns>
 +\\
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:brant.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +<columns>
 +No caso de existirem para o imóvel mensagens do tipo **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** e **AVISO DE CORTE EMITIDO**, o sistema visualiza o //link// em **<color red>vermelho</color>** (conforme tela incial da //Aba Dados Adicionais - CAGEPA// acima) com o tipo da mensagem descrito. Clicando sobre ele, é aberto um //popup// apresentando o documento de cobrança (aviso de débito ou ordem de corte) que originou a mensagem, sem que seja necessário mudar para a **[[=ajuda:documento_cobranca|Aba Documentos Cobrança]]** para visualizá-lo:
 +</columns>
 +\\
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:do_ko.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +<columns>
 +Neste caso, clicando sobre o //link// da coluna **DOC**, o sistema visualiza a tela **Consultar Itens do Documento de Cobrança**:
 +</columns>
 +
 +\\
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:chambers.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
 +<columns>
 +Desta vez, é possível consultar os itens do documento de cobrança que originou a mensagem de **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** ou **AVISO DE CORTE EMITIDO**, com a possibilidade de imprimi-lo, clicando em {{:ajuda:8uyerere.jpg?nolink|}}.
 +</columns>
 +
 +\\
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:nhame.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
Linha 145: Linha 217:
  
 **[[=ajuda:a#anormalidade_de_consumo|Anormalidade de Consumo]]** **[[=ajuda:a#anormalidade_de_consumo|Anormalidade de Consumo]]**
 +
 +==== Vídeos ====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:consultar_imovel#aba_dados_adicionais|Dados Adicionais]]**
  
  
ajuda/dados_adicionais.1521723854.txt.gz · Última modificação: 22/03/2018 13:04 por tadeu.sarmento