Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:consultar_ordem_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:consultar_ordem_de_servico [08/10/2018 12:58] tadeu.sarmentoajuda:consultar_ordem_de_servico [28/12/2022 19:09] (atual) – RM 56668 tadeu.sarmento
Linha 3: Linha 3:
 <columns> <columns>
 Veja, abaixo, uma figura com um exemplo da tela com o resultado da consulta aos dados de uma Ordem de Serviço. Essa consulta pode ser feita por meio de várias funcionalidades, a exemplo da **[[=ajuda:manter_ordem_de_servico|Manter Ordem de Serviço]]**. Para expandir as informações referentes a **Dados da Programação** e **Dados do Local de Ocorrência**, clique nos //links// correspondentes. Veja, abaixo, uma figura com um exemplo da tela com o resultado da consulta aos dados de uma Ordem de Serviço. Essa consulta pode ser feita por meio de várias funcionalidades, a exemplo da **[[=ajuda:manter_ordem_de_servico|Manter Ordem de Serviço]]**. Para expandir as informações referentes a **Dados da Programação** e **Dados do Local de Ocorrência**, clique nos //links// correspondentes.
 +
 +Para a **CAGEPA**, caso o //tipo de solicitação// e a //especificação// selecionadas tenham um tipo de serviço de geração automática com o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**, a tela é exibida com um botão a mais, o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}, conforme exemplo **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico#consultar_ordem_de_servico_cagepa|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
  
Linha 14: Linha 16:
 **Atenção**: para a **CAERN** e demais empresas, o campo **Data de Validade** é visualizado. Nele, é visualizada a data de validade da ordem de serviço, caso tenha sido informada na funcionalidade **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa data indica o prazo de cancelamento por **Decurso de prazo** da ordem de serviço, sendo válida para ordens abertas e ainda não executadas ou encerradas. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço. **Atenção**: para a **CAERN** e demais empresas, o campo **Data de Validade** é visualizado. Nele, é visualizada a data de validade da ordem de serviço, caso tenha sido informada na funcionalidade **[[=ajuda:inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**. Essa data indica o prazo de cancelamento por **Decurso de prazo** da ordem de serviço, sendo válida para ordens abertas e ainda não executadas ou encerradas. A data de validade de uma ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número de dias determinado para a validade do serviço.
  
-A tela da **CAERN** possui outra particularidade e pode ser vista **AQUI**.+A tela da **CAERN** possui outra particularidade e pode ser vista **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico#tela_de_consulta_da_ordem_de_servico_expandida_caern|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
  
Linha 42: Linha 44:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:aliq_cos.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:wourtrt.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 <columns> <columns>
-Para a **CAERN**, quando o tipo da ordem de serviço for de //visita//, caso o atributo **Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita** associado ao **Motivo de Encerramento do Atendimento da Ordem de Serviço** de //visita// encerrada for informado, o sistema soma essa quantidade de dias para suspensão de reabertura de ordem de visita //com// a data do encerramento da ordem. Caso a data corrente seja //maior// que a data calculada, é visualizada em <color red>**vermelho**</color> a mensagem: <color red>**Reabertura de Novas Ordens de Serviço de Visita Suspensa**</color>.+Para a **CAERN**, quando o tipo da ordem de serviço for de //visita//, caso o atributo **Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita** (informado **[[=ajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos|AQUI]]**) associado ao **Motivo de Encerramento do Atendimento da Ordem de Serviço** de //visita// encerrada for informado, o sistema soma essa quantidade de dias para suspensão de reabertura de ordem de visita //com// a data do encerramento da ordem. Caso a data corrente seja //maior// que a data calculada, é visualizada em <color red>**vermelho**</color> a mensagem: <color red>**Reabertura de Novas Ordens de Serviço de Visita Suspensa**</color>
 + 
 +Além disso, o campo **Serviço de Medição** traz os tipos de especificação de serviços que terão ordens de serviço abertas para serem executados, quando o tipo da ordem de serviço for de //visita// e estiver na situação de **Concluído**. Caso o tipo da ordem de serviço seja de //verificação de consumo//, significa que, ao inserir uma leitura com estouro de consumo, o sistema abriu diretamente um registro de atendimento de //Revisão de Consumo// (conforme exemplo **[[=ajuda:consultar_registro_de_atendimento#consultar_registro_de_atendimento_revisao_de_consumo_-_caern|AQUI]]**), gerado durante o fechamento da rota, e sua respectiva ordem de serviço. 
 + 
 +Para ordens que geram documentos de cobrança (visita de substituição ou instalação de hidrômetros; ordem de instalação ou substituição de hidrômetros; visita de cobrança; ordem de corte e ordem de fiscalização), a mensagem da cobrança posterior de juros de mora e atualização monetária, decorrentes do pagamento de faturas em atraso, é destacada: **Os acréscimos devidos (atualização monetária, juros de mora e multa por atraso), decorrentes do pagamento em atraso, serão cobrados na fatura seguinte**. 
 + 
 +Ainda em campo, são feitos alguns registros em foto, que são armazenados no sistema. Para visualizar essas fotos, clique no //link// **Exibir Fotos da O.S**, exibido no quadro **Dados Gerais da Ordem de Serviço**. Feito isso, o sistema exibe a tela de consulta das fotos **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico#consultar_fotos_da_ordem_de_servico|AQUI]]**.
 </columns> </columns>
 \\ \\
 +
 ==== Ordem de Serviço Manam Padrão ==== ==== Ordem de Serviço Manam Padrão ====
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 59: Linha 68:
 {{  :ajuda:relatorio_manam_2.jpg?nolink  |}} {{  :ajuda:relatorio_manam_2.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
 +\\
 +
 +===== Consultar Ordem de Serviço CAGEPA =====
 +
 +Para a **CAGEPA**, a tela de **Consultar Ordem de Serviço** é visualizada com um botão novo:
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:quonzultar.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Esse botão é o {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o tipo de serviço //associado// ao tipo de especificação do registro de atendimento que gerou a ordem de serviço consultada tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Instalação de Registro de Rede**), a funcionalidade exibe o botão {{:ajuda:ydmdr.jpg?nolink|}} para receber os dados de manutenção da rede.
 +
 +Clicando nele, é possível informar se haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Caso não tenha condições de informar os dados, pode deixar em branco. Caso seja possível informá-los, clique em {{:ajuda:arrecadacao:atualizar_1509.jpg?nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //webservice//, incluindo / atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:mobile:gsanas|GSANAS]]**.
 +</columns>
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:6ytororro.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +\\
 +<columns>
 +Ainda para a **CAGEPA**, quando o tipo de serviço da ordem for igual a **285** (aferição de hidrômetro inferior a 20m³), **286** (superior a 20m³) e **287** (aferição de hidrômetro //in Loco// sem substituição de hidrômetro) é possível visualzar os **Dados da Aferição do Hidrômetro** conforme exemplo **[[=ajuda:consultar_ordem_de_servico_afericao|AQUI]]**.
 +
 +\\
 +===== Consultar Ordem de Serviço CASAL =====
 +
 +Para a **CASAL**, a tela de **Consultar Ordem de Serviço** é visualizada com um campo a mais no quadro **Dados do Encerramento da Ordem de Serviço**:
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:cos_1.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Trata-se do campo **Agente Comercial**. Nele, é possível visualizar o nome do agente comercial que encerrou a ordem de serviço em campo.
 +</columns>
 +
 +\\
 +==== Consultar Fotos da Ordem de Serviço ====
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:photmermo.jpg?1001  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Acima, é possível consultar as fotos registradas para a ordem de serviço. Para a **CAERN**, as informações são acrescidas pela //data// e //hora// em que as fotos foram tiradas, além das coordenadas do local de serviço no mapa. Clique na imagem para aumentar seu tamanho.
 +</columns>
 +\\
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0468|Consultar Ordem de Serviço]]**
  
 **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0466|Manter Ordem de Serviço]]** **[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc0466|Manter Ordem de Serviço]]**
Linha 68: Linha 126:
  
 **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]** **[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:consultar_ordem_de_servico|Consultar Ordem de Serviço]]**
 \\ \\
 \\ \\
ajuda/consultar_ordem_de_servico.1539003512.txt.gz · Última modificação: 08/10/2018 12:58 por tadeu.sarmento