Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca [04/08/2017 12:20] – RM 19800 Manam Tela nova e campos tadeu.sarmentoajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca [11/01/2019 17:17] (atual) tadeu.sarmento
Linha 2: Linha 2:
 ====== Inserir Ação de Cobrança ====== ====== Inserir Ação de Cobrança ======
 <columns> <columns>
-O objetivo desta funcionalidade é inserir uma ação de cobrança, evitando a emissão de aviso de corte para cliente que possua CPF/CNPJ válido, e que, algum dia, já foi enviado para o SPC ou SERASA. A funcionalidade pode ser acessada no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobranca]] > [[:ajuda:cobrança:Ações de Cobrança|Ação de Cobrança]] > Inserir Acao de Cobranca**.+O objetivo desta funcionalidade é inserir uma ação de cobrança, evitando a emissão de aviso de corte para cliente que possua CPF/CNPJ válido, e que, algum dia, já foi enviado para o SPC ou SERASA. A funcionalidade pode ser acessada no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobranca]] > [[:ajuda:cobrança:Ações de Cobrança|Ação de Cobrança]] > Inserir Ação de Cobrança**.
 </columns> </columns>
  
-Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:+Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo, ou a tela **[[=ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca#mensagem_sms_e-mail_cobranca|aqui]]** para clientes que utilizam a versão do **GSAN** em Postgree, ou a tela **[[=ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca#tela_inserir_acao_de_cobranca_manam|aqui]]** para a **MANAM**.
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
Linha 20: Linha 20:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:cobranca:zinserir.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:cobranca:acao_cobrancao_inserir.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
Linha 33: Linha 33:
     - Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, o sistema exibe a mensagem **Ação de Cobrança << xxxxxxx >> já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado**.     - Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, o sistema exibe a mensagem **Ação de Cobrança << xxxxxxx >> já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado**.
   - Verificar se ação compõe o cronograma:   - Verificar se ação compõe o cronograma:
-    - Caso o indicador de Ação Obrigatória” esteja selecionado como Sim” e o indicador de Compõe o cronograma” esteja selecionado como Não, o sistema exibe a mensagem **Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma**.+    - Caso o indicador de //Ação Obrigatória// esteja selecionado como Sim e o indicador de //Compõe o cronograma// esteja selecionado como Não, o sistema exibe a mensagem **Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma**.
   - Verificar existência do critério de cobrança:   - Verificar existência do critério de cobrança:
     - Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem **Critério de Cobrança inexistente**.     - Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem **Critério de Cobrança inexistente**.
Linha 39: Linha 39:
     - Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem **Tipo de Serviço inexistente**.     - Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem **Tipo de Serviço inexistente**.
   - Verificar preenchimento dos campos:   - Verificar preenchimento dos campos:
-    - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do ação de cobrança, será exibida a mensagem Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>.+    - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do ação de cobrança, será exibida a mensagem //Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>//.
   - Verificar sucesso da transação:   - Verificar sucesso da transação:
     - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;     - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;
Linha 79: Linha 79:
     - Caso a Ação Predecessora selecionada possua mensagem (SMS/E-MAIL) configurada, o sistema exibe a mensagem **Ação predecessora não pode ter mensagem de SMS/E-MAIL associada!**.     - Caso a Ação Predecessora selecionada possua mensagem (SMS/E-MAIL) configurada, o sistema exibe a mensagem **Ação predecessora não pode ter mensagem de SMS/E-MAIL associada!**.
   - Verificar a integridade do texto de SMS:   - Verificar a integridade do texto de SMS:
-    - Caso exista no texto uma sequencia de dados inválida (Delimitada por {“ }, que não exista na tabela  do sistema = texto delimitado), o sistema exibe a mensagem **O texto do SMS está com dados inválidos: << Dado inválido >>**.+    - Caso exista no texto uma sequencia de dados inválida (Delimitada por { e }, que não exista na tabela  do sistema = texto delimitado), o sistema exibe a mensagem **O texto do SMS está com dados inválidos: << Dado inválido >>**.
   - Verificar a integridade do texto de E-MAIL:   - Verificar a integridade do texto de E-MAIL:
-    - Caso exista no texto uma sequência de dados inválida (Delimitada por {“ }, que não exista na tabela do sistema =  texto delimitado), o sistema exibe a mensagem **O texto do E-MAIL está com dados inválidos: << Dado inválido >>**.+    - Caso exista no texto uma sequência de dados inválida (Delimitada por { e }, que não exista na tabela do sistema =  texto delimitado), o sistema exibe a mensagem **O texto do E-MAIL está com dados inválidos: << Dado inválido >>**.
   - Validar Número de Ordem no Cronograma:   - Validar Número de Ordem no Cronograma:
     - Caso o indicador  de **Compõe cronograma** esteja selecionado como **Sim**, o sistema verifica:     - Caso o indicador  de **Compõe cronograma** esteja selecionado como **Sim**, o sistema verifica:
Linha 102: Linha 102:
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Dentre os campos diversos, estão os **Número da 1ª R.D**; **Número da 2ª R.D** e **Número da 3ª R.D**. Esses campos informam o número da resolução da diretoria, associada à ação de cobrança. Caso o usuário escolha no **Tipo de Documento a ser Gerado** a opção //Carta com Opções de Pagamento//, o sistema permite que sejam preenchidos os campos **Número da 1ª R.D.**, **Número da 2ª R.D.** e **Numero da 3ª R.D.**, sendo que o primeiro é de preenchimento obrigatório, e os demais, opcionais. Por conta da não obrigatoriedade do preenchimento dos atributos **Número da 2ª R.D.** e **Número da 3ª R.D.** a rotina de geração da cobrança realiza a execução apenas das cobranças das R.D. informadas. Dentre os campos diversos, estão os **Número da 1ª R.D**; **Número da 2ª R.D** e **Número da 3ª R.D**. Esses campos informam o número da resolução da diretoria, associada à ação de cobrança. Caso o usuário escolha no **Tipo de Documento a ser Gerado** a opção //Carta com Opções de Pagamento//, o sistema permite que sejam preenchidos os campos **Número da 1ª R.D.**, **Número da 2ª R.D.** e **Numero da 3ª R.D.**, sendo que o primeiro é de preenchimento obrigatório, e os demais, opcionais. Por conta da não obrigatoriedade do preenchimento dos atributos **Número da 2ª R.D.** e **Número da 3ª R.D.** a rotina de geração da cobrança realiza a execução apenas das cobranças das R.D. informadas.
 +</columns>
 +Para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique **[[=ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca#preenchimento_dos_campos_manam|AQUI]]**.
 +
 +====== Preenchimento dos Campos Manam ======
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^
 +|**Descrição da Ação de Cobrança**|Campo obrigatório - Informe uma descrição por extenso para a ação de cobrança com, no máximo, 27 caracteres.|
 +|**Número de Dias de Validade da Ação**|Campo obrigatório - Informe com até 4 dígitos o número de dias de validade da ação de cobrança.|
 +|**Número de Dias para a Realização da Ação**|Informe a quantidade de dias para a realização da ação de cobrança.|
 +|**Ação Predecessora**|Selecione uma ação predecessora à ação de cobrança, por exemplo, um aviso de corte que precederá o corte em si.|
 +|**Número de Dias entre a Ação e sua Predecessora**|Informe o número de dias entre a ação predecessora e a ação de cobrança.|
 +|**Número de Dias de Vencimento**|Informe a quantidade de dias para o vencimento do débito informado.|
 +|**Tipo de Documento a ser Gerado**|Selecione, obrigatoriamente, das opções disponibilizadas pelo sistema, o tipo de documento a ser gerado pela ação.|
 +|**Situação da Ligação de Água dos Imóveis**|Selecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de água dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.|
 +|**Situação da Ligação de Esgoto dos Imóveis**|Selecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de esgoto dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.|
 +|**Critério de Cobrança**|Campo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o **[[=ajuda:pesquisar_criterio_de_cobranca|critério desejado]]**. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|**Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser Gerada**|Informe o código do tipo de serviço cadastrado, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o **[[=ajuda:pesquisar_tipo_de_servico|tipo de serviço]]** desejado. O nome será exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|**Ordem no Cronograma**|Informe o número da ordem que compõe o cronograma de cobrança geral da empresa.|
 +|**Número da 1ª R.D**|Informe obrigatoriamente o número da primeira resolução de diretoria associada à cobrança.|
 +|**Número da 2ª R.D**|Informe o número da segunda resolução de diretoria associada à cobrança.|
 +|**Número da 3ª R.D**|Informe o número da terceira resolução de diretoria associada à cobrança.|
 +|**Considera Créditos a Realizar**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Considera Guia de Pagamento**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Considera Cliente Usuário Sem CPF/CNPJ?**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Considera Endereço Sem CEP?**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Compõe o Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Ação Obrigatória**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Pode ser Repetida no Ciclo**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Provoca Suspensão de Abastecimento**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Considera Débitos a Cobrar**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Considera Acréscimos por Impontualidade**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Gera Taxa**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Pode Emitir Boletins de Cadastro**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 +|**Pode ser Executada para Imóveis sem Débito**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
  
-Para detalhes sobre o preenchimento dos demais campos clique **AQUI**. 
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Preenchimento dos Campos^ ^Campo^Preenchimento dos Campos^
Linha 119: Linha 152:
 |**Compõe o Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não para informar se a nova ação de cobrança irá compor o cronograma de cobrança geral da empresa. Em caso negativo, o campo **Ordem no Cronograma** ficará desabilitado. | |**Compõe o Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não para informar se a nova ação de cobrança irá compor o cronograma de cobrança geral da empresa. Em caso negativo, o campo **Ordem no Cronograma** ficará desabilitado. |
 |**Ordem no Cronograma**|Campo obrigatório - Informe a ordem no cronograma.| |**Ordem no Cronograma**|Campo obrigatório - Informe a ordem no cronograma.|
-|**Ação Obrigatória**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Ação Obrigatória**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Pode Ser Repetida no Ciclo**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Pode Ser Repetida no Ciclo**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Provoca Suspensão de Abastecimento**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Provoca Suspensão de Abastecimento**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Considera Débitos a Cobrar**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Considera Débitos a Cobrar**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Considera Créditos a Realizar**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Considera Créditos a Realizar**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Considera Notas Promissoria**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Considera Notas Promissoria**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Considera Acréscimos por Impontualidade**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Considera Acréscimos por Impontualidade**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Gera Taxa**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Gera Taxa**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Pode Emitir Boletins de Cadastro**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Pode Emitir Boletins de Cadastro**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Pode Ser Executada para Imóveis Sem Débito**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Pode Ser Executada para Imóveis Sem Débito**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Usa Metas no Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Usa Metas no Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Usa Ordenamento: No Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Usa Ordenamento: No Cronograma**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Usa Ordenamento: Nas Eventuais**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Usa Ordenamento: Nas Eventuais**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Situação do Débito Interfere na Situação da Ação**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".|+|**Situação do Débito Interfere na Situação da Ação**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 |**Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros**|Informe o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.| |**Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros**|Informe o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.|
-|**Seleção Ordenando por Valor Decrescente**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Seleção Ordenando por Valor Decrescente**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Validar por Item Cobrado**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".| +|**Validar por Item Cobrado**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.| 
-|**Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido**|Campo obrigatório - Selecione a opção "Simou "Não".|+|**Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido**|Campo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não.|
 |**Enviar Mensagem**: | |**Enviar Mensagem**: |
-|**Por SMS**|Campo obrigatório - Posiciona na opção "Nãoe permite que seja alterada para opção "Simpara envio de mensagem SMS.| +|**Por SMS**|Campo obrigatório - Posiciona na opção Não e permite que seja alterada para opção Sim para envio de mensagem SMS.| 
-|**Por E-MAIL**|Campo obrigatório - Posiciona na opção "Nãoe permite que seja alterada para opção "Simpara envio de mensagem via e-mail.|+|**Por E-MAIL**|Campo obrigatório - Posiciona na opção Não e permite que seja alterada para opção Sim para envio de mensagem via e-mail.|
 |**Número Máximo de Tentativa de Envio para E-MAIL**|O número máximo de tentativas de envio: campo numérico com 2 dígitos, será obrigatório, caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou E-MAIL.| |**Número Máximo de Tentativa de Envio para E-MAIL**|O número máximo de tentativas de envio: campo numérico com 2 dígitos, será obrigatório, caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou E-MAIL.|
 |**Selecione os Dados para o Texto**|Campo obrigatório - Caso seja campos para envio de SMS, selecione uma opção por vez e clique no botão {{:ajuda:cobranca:sms.png?nolink|}}.\\ Caso seja campos para envio de E-MAIL, selecione uma opção por vez e clique no botão {{:ajuda:cobranca:e-mail.png?nolink|}}.| |**Selecione os Dados para o Texto**|Campo obrigatório - Caso seja campos para envio de SMS, selecione uma opção por vez e clique no botão {{:ajuda:cobranca:sms.png?nolink|}}.\\ Caso seja campos para envio de E-MAIL, selecione uma opção por vez e clique no botão {{:ajuda:cobranca:e-mail.png?nolink|}}.|
-|**Texto SMS**|Informe o texto para ser enviado para o cliente via SMS.\\ Este campo foi parametrizado no sistema parâmetro, campo "Tamanho Máximo da Mensagem ([[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]), limitada em 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres (para atender a limitação da operadora).\\ Será acrescentado o código de barras ao final do texto (57 posições).|+|**Texto SMS**|Informe o texto para ser enviado para o cliente via SMS.\\ Este campo foi parametrizado no sistema parâmetro, campo **Tamanho Máximo da Mensagem**  (**[[:ajuda:Informar Parâmetros do Sistema]]**), limitada em 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres (para atender a limitação da operadora).\\ Será acrescentado o código de barras ao final do texto (57 posições).|
 |**Texto E-MAIL**|Informe o texto para ser enviado para o cliente via E-MAIL.| |**Texto E-MAIL**|Informe o texto para ser enviado para o cliente via E-MAIL.|
  
Linha 153: Linha 186:
 |{{:ajuda:cobranca:e-mail.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem E-MAIL.| |{{:ajuda:cobranca:e-mail.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem E-MAIL.|
 |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.| |{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|+|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
 |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção do dados.| |{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção do dados.|
  
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:cobranca:uc0643|Inserir Ação de Cobrança]]**
 +
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:c#cliente|Cliente]]**
 +
 +**[[=ajuda:i#imovel_condominio|Imóvel]]**
 +
 +**[[=ajuda:cobranca|Cobrança]]**
 +
 +**[[=ajuda:cobranca:acoes_de_cobranca|Ação de Cobrança]]**
 +
 +===== Vídeo =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:inserir_acao_de_cobranca|Inserir Ação de Cobrança]]**
 \\ \\
 \\ \\
 Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
 ~~NOSIDEBAR~~ ~~NOSIDEBAR~~
ajuda/cobranca/inserir_acao_de_cobranca.1501849219.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)