Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos [10/08/2016 13:47] tadeu.sarmentoajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos [05/09/2019 14:52] (atual) tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]] [[ajuda:cobranca|{{ :ajuda:gsan-cobranca.png?nolink&200|}}]]
 ====== Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos ====== ====== Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é informar o motivo do encerramento dos atendimentos realizados. Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:Relatório]] > [[:ajuda:micromedicao|Micromedição]] > Acompanhamento de Serviços de Hidrômetro > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos**.
  
-O objetivo desta funcionalidade é informar o motivo do encerramento dos atendimentos realizados. Ela pode ser acessada via **Menu do sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobranca]] > [[:ajuda:cobrança:Nova Cobrança]] > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos**.+Ou no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Cobrança]] > [[:ajuda:cobrança:Nova Cobrança]] > Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos**. 
  
 Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir: Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:
 +
 +**Atenção**: para a **CAERN**, a funcionalidade é visualizada com campos distintos, tanto no quadro **Gestão de Micromedição** quanto fora, conforme exemplo **[[=ajuda:cobranca:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos#informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos_caern|AQUI]]**.
 +</columns>
 +\\
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
Linha 10: Linha 16:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:cobranca:x_informar_motivo_encerramento.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:cobranca:motivo_encerramento_atendimentos.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Acima, no campo **Descrição**, selecione obrigatoriamente uma das opções disponibilizadas entre os motivos de encerramento. Feito isso, a tela será expandida, trazendo as ações de cobrança relacionadas ao motivo que já estão cadastradas: Acima, no campo **Descrição**, selecione obrigatoriamente uma das opções disponibilizadas entre os motivos de encerramento. Feito isso, a tela será expandida, trazendo as ações de cobrança relacionadas ao motivo que já estão cadastradas:
 +</columns>
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:cobranca:x2_informar_motivo_encerramento.jpg?nolink  |}}+{{  :ajuda:cobranca:nao_localizado_imovel.jpg?nolink  |}}
 </WRAP> </WRAP>
  
 +<columns>
 Informe os demais campos que julgar necessários, com informações sobre: Informe os demais campos que julgar necessários, com informações sobre:
  
Linha 27: Linha 36:
   - Indicador de Visita Realizada e   - Indicador de Visita Realizada e
   - Quantidade Encerramento de OS.   - Quantidade Encerramento de OS.
 +  - Visita a Imóvel de Ramal não Localizado
 +  - Gerar Pagamento
  
 +\\
 +  - Para remover um item da **Ação de Cobrança**, clique no ícone {{:ajuda:cobranca:x_cluir.jpg?nolink|}}.
 +  - Para comandar a ação de **Informar o Motivo de Encerramento dos Atendimentos**, clique no botão {{:ajuda:cobranca:informar.png?nolink|}}.
  
-Para remover um item da **Ação de Cobrança**, clique no ícone {{:ajuda:cobranca:x.png?nolink|}}.+</columns>
  
-Para comandar a ação de **Informar o Motivo de Encerramento dos Atendimentos**, clique no botão {{:ajuda:cobranca:informar.png?nolink|}}.+\\ 
 + ==== Informar Ação de Cobrança ====
  
-Ao clicar no botão {{:ajuda:cobranca:associar.png?nolink|}}, o sistema visualiza a tela **Informar Ação de Cobrança**:+Ao clicar no botão {{:ajuda:cobranca:associar.png?nolink|}}, o sistema visualiza a tela **Informar Ação de Cobrança**: 
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 39: Linha 54:
 </WRAP> </WRAP>
  
-Quadro seguinte permite associar **Ações de Cobrança** ao motivo de encerramento. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema e clique no botão {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}. A nova ação de cobrança é associada ao motivo de encerramento, sendo visualizada junto às ações já cadastradas.+<columns> 
 +quadro acima permite associar **Ações de Cobrança** ao motivo de encerramento. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema e clique no botão {{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}. A nova ação de cobrança é associada ao motivo de encerramento, sendo visualizada junto às ações já cadastradas. 
 +</columns> 
 +\\
  
-====== Preenchimento dos Campos ====== +==== Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos CAERN === 
-^Campo^Preenchimento dos Campos^ +<WRAP center round box 100%> 
-|Descrição(*)|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| +{{  :ajuda:cobranca:imea.jpg?nolink  |}} 
-|Descrição Abreviada|Informe a descrição abreviada.| +</WRAP> 
-|Indicador de Execução|Selecione uma das opções "Sim" ou "Não".| +\\ 
-|Indicador de Duplicidade|Selecione uma das opções "Sim" ou "Não".+ 
-|Indicador de Fiscalização|Selecione uma das opções "Sim" ou "Não".| +<columns> 
-|Quantidade Encerramento de OS|Informe quantidade de encerramento de Ordem de Serviço.|+Para a **CAERN**, foi criado o acesso aos serviços complementares, quando as ordens de serviço de //Instalação// e //Substituição com Remanejamento// forem encerradas com o motivo **RAMAL NÃO LOCALIZADO**Nesse caso, foi criado o indicador //Liberar Acesso a Tabela de Serviços Complementares no Encerramento da Ordem de Serviço//, podendo assumir os valores **SIM** ou **NÃO**
 + 
 +Além disso, foi criado um indicador que controla a geração das ordens de serviço de //Visita de Cobrança// e de //Visita de Instalação/Substituição de Hidrômetro//, não permitindo geração de novas visitas dentro de um prazo parametrizado de acordo com o motivo de encerramento de uma ordem para o mesmo imóvel, gerada anteriormente. Este indicador é o //Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita//, visualizado na tela acimaNo exemplo, o próprio sistema preencheu o campo ao ser selecionada a **Descrição** CONCLUSÃO DO SERVIÇO, com possibilidade de edição do prazo, com até dois dígitos. 
 + 
 +Feito isso, basta clicar em {{:ajuda:cobranca:b_informar.jpg?nolink|}}. 
 +</columns>
 \\ \\
  
-====== Tela de Sucesso ======+==== Tela de Sucesso ====
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 57: Linha 80:
 </WRAP> </WRAP>
  
-====== Funcionalidade dos Botões ======+==== Preenchimento dos Campos ==== 
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
 +|Descrição|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| 
 +|Descrição Abreviada|Informe a descrição abreviada.| 
 +|Indicador de Execução|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
 +|Indicador de Duplicidade|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
 +|Indicador de Fiscalização|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
 +|Indicador de Visita Realizada|Selecione uma das opções //Sim// ou //Não//.| 
 +|Quantidade Encerramento de O.S|Informe a quantidade de encerramento de Ordem de Serviço.| 
 +|Qtde de Dias para Suspensão de Reabertura de Ordem de Serviço de Visita|Campo visualizado para a **CAERN**. Informe o prazo de dias (parametrizado conforme a empresa) para a suspensão de reaberturas de ordens de serviço de novas visitas.| 
 +|Visita a Imóvel de Ramal não Localizado| Indicar a geração ou não de O.S de visita prévia para imóvel com o ramal não localizado.| 
 +|Liberar Acesso a Tabela de Serviços Complementares no Encerramento da Ordem de Serviço|Campo visualizado para a **CAERN**. Selecione entre //SIM// ou //NÃO// para definir o acesso ou não aos serviços complementares, quando as ordens de serviço de //Instalação// e //Substituição com Remanejamento// forem encerradas com o motivo **RAMAL NÃO LOCALIZADO**.| 
 +|Gerar Pagamento|Selecione se o encerramento do atendimento gera valor a pagar ou não.| 
 +\\ 
 + 
 + 
 + 
 +==== Funcionalidade dos Botões ====
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:ajuda:cobranca:associar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite associar "Ações de Cobrançaao motivo de encerramento.| +|{{:ajuda:cobranca:associar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite associar //Ações de Cobrança// ao motivo de encerramento.| 
-|{{:ajuda:voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.| +|{{:ajuda:cobranca:b_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior.| 
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|+|{{:ajuda:cobranca:b_cancelar_manam.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
 |{{:ajuda:cobranca:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento do motivo de encerramento dos atendimentos.| |{{:ajuda:cobranca:informar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do cadastramento do motivo de encerramento dos atendimentos.|
-|{{:ajuda:cobranca:x.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o item das bases de dados.|+|{{:ajuda:cobranca:x_cluir.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema remove o item das bases de dados.|
 |{{:ajuda:cobranca:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela de popup.| |{{:ajuda:cobranca:fechar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela de popup.|
 |{{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema insere a ação de cobrança, associando ao motivo de encerramento do atendimento.| |{{:ajuda:cobranca:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema insere a ação de cobrança, associando ao motivo de encerramento do atendimento.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1246|Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:faturamento|Faturamento]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:livre:video-aulas:informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos|Informar Motivo de Encerramento dos Atendimentos]]**
 +
 +
  
 \\ \\
 \\ \\
-\\ +Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do **GSAN**. 
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+ 
 +~~ODT~~
ajuda/cobranca/informar_motivo_de_encerramento_dos_atendimentos.1470836843.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)