Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao

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ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao [18/08/2015 19:02] – a edivaldo.alvesajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao [22/09/2017 18:21] (atual) tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-arrecadacao.png?nolink&200|}}]] [[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-arrecadacao.png?nolink&200|}}]]
 ====== Inserir Guia de Devolução ====== ====== Inserir Guia de Devolução ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é inserir uma guia de devolução nas bases de dados do GSAN. Ela pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Arrecadação]] > [[:ajuda:Arrecadação:Devolução]] > [[:ajuda:Arrecadação:Guia de Devolução]] > Inserir Guia de Devolução**.
 +</columns>
  
 +Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
  
-O objetivo desta funcionalidade é inserir guia de devolução nas bases de dados do Gsanpodendo ser acessada no caminho [[:Ajuda:pagina_inicial|Gsan]] > [[:Ajuda:Arrecadação]] > [[:ajuda:Arrecadação:Devolução]] > [[:ajuda:Arrecadação:Guia de Devolução]] > Inserir Guia de Devolução.+==== Observação ==== 
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictíciose não retratam informações de clientes.^
  
-O usuário informa, excludentemente, o número do Registro de Atendimento - R.A, ou o número da Ordem de Serviço - O.S.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:arrecadacao:iinserir_guia_devolucao.jpg?nolink  |}} 
 +</WRAP>
  
-Caso o R.A. tenha sido informado, o sistema preenche a matrícula do imóvel ou código do cliente.+<columns> 
 +Acima, informe obrigatoriamente número do **Registro de Atendimento (R.A.)**, ou o número da **Ordem de Serviço (O.S.)**. Caso deseje pesquisá-los, clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. Em seguida, o sistema exibe as telas de pesquisa, respectivamente, **[[=ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** e **[[=ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.
  
-Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, o sistema obtém o número do Registro de Atendimento através dessa O.S., exibe sem permitir alteração.+Caso o R.A. tenha sido informado, o sistema preenche a matrícula do imóvel ou código do cliente. Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, o sistema obtém o número do Registro de Atendimento através dessa O.S., exibindo o R.A. sem permitir alteração. Informe os demais campos necessários à inclusão da guia de devolução e clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
  
-Verifica existência do registro de atendimento +Antes de inserir a nova guia, sistema efetua algumas validações:
-  * Caso não exista Registro de Atendimento, será exibida a mensagem “Registro de Atendimento inexistente”.+
  
-Valida registro de atendimento +  * Verificar existência do registro de atendimento
-  * Caso o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, será exibida a mensagem Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento <<Registro de Atendimento>>+    * Caso não exista o Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento inexistente//. 
-  * Caso a situação do Registro de Atendimento seja encerrada, será exibida a mensagem Registro de Atendimento está encerrado+  * Validar registro de atendimento: 
-  * Caso o tipo de solicitação do Registro de Atendimento não permita a geração de guia de devolução, será exibida a mensagem Especificação do Tipo de Solicitação do Registro de Atendimento não permite a geração de Guia de Devolução+    * Caso o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento <<Registro de Atendimento>>//
- +    * Caso a situação do Registro de Atendimento seja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento está encerrado//
-Verifica existência da ordem de serviço +    * Caso o tipo de solicitação do Registro de Atendimento não permita a geração de guia de devolução, o sistema exibe a mensagem: //Especificação do Tipo de Solicitação do Registro de Atendimento não permite a geração de Guia de Devolução//
-  * Caso não exista a ordem de serviço, será exibida a mensagem Ordem de Serviço inexistente+  * Verificar existência da ordem de serviço: 
- +    * Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//
-Valida ordem de serviço +  * Validar ordem de serviço: 
-  * Caso a Ordem de Serviço não esteja associada a um Registro de Atendimento, será exibida a mensagem Ordem de Serviço não está associada a um Registro de Atendimento+    * Caso a Ordem de Serviço não esteja associada a um Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço não está associada a um Registro de Atendimento//
-  * Caso a Ordem de Serviço esteja associada a um Registro de Atendimento, e o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, será exibida a mensagem Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento da Ordem de Serviço <<Registro de Atendimento>>+    * Caso a Ordem de Serviço esteja associada a um Registro de Atendimento, e o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento da Ordem de Serviço <<Registro de Atendimento>>//
- +  * Verificar a existência de dados: 
-Verifica a existência de dados +    * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> inexistente// e cancela a operação. 
-  * Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem Tabela <<nome da tabela>> inexistente” e cancela a operação. +    * Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção// e cancela a operação. 
-  * Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção” e cancela a operação. +  * Verificar tipo do documento com registro de atendimento: 
- +    * Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar, e o Registro de Atendimento informado não esteja associado a um imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel associado ao Registro de Atendimento <<Registro de Atendimento>>. Não é possível selecionar este tipo de documento//
-Verifica tipo do documento com registro de atendimento +  * Verificar existência da localidade: 
-  * Caso o tipo do documento selecionado seja "contaou "débito a cobrar", e o Registro de Atendimento informado não esteja associado a um imóvel, será exibida a mensagem Não há Imóvel associado ao Registro de Atendimento <<Registro de Atendimento>>. Não é possível selecionar este tipo de documento+    * Caso a localidade não exista, o sistema exibe a mensagem: //Localidade inexistente//
- +  * Verificar existência da conta: 
-Verifica existência da localidade +    * Caso a conta não exista, o sistema exibe a mensagem: //Conta inexistente//
-  * Caso a localidade não exista, será exibida a mensagem Localidade inexistente+  * Verificar localidade da conta: 
- +    * Caso a localidade da conta esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <<xxxxxxx>> da Conta difere da localidade <<xxxxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>//
-Verifica existência da conta +    * Caso contrário, o sistema atribui o valor da conta ao campo Valor da Devolução e permite alteração. 
-  * Caso a conta não exista, será exibida a mensagem Conta inexistente+  * Verificar existência da guia de pagamento: 
- +    * Caso a guia de pagamento não exista, o sistema exibe a mensagem: //Guia de Pagamento inexistente//
-Verifica localidade da conta +  * Verificar imóvel ou cliente da guia de pagamento: 
-  * Caso a localidade da conta esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem A localidade <<xxxxxxx>> da Conta difere da localidade <<xxxxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>+    * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um imóvel: 
-  * Caso contrário, o sistema atribui o valor da conta ao campo Valor da Devolução e permite alteração. +    * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Esta Guia de Pagamento não está associada a um imóvel//.
- +
-Verifica existência da guia de pagamento +
-  * Caso a guia de pagamento não exista, será exibida a mensagem Guia de Pagamento inexistente+
- +
-Verifica imóvel ou cliente da guia de pagamento +
-  * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um imóvel: +
-    * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um imóvel, será exibida a mensagem Esta Guia de Pagamento não está associada a um imóvel.+
     * Caso contrário:     * Caso contrário:
-      * Caso o imóvel da guia de pagamento esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, será exibida a mensagem O Imóvel <<xxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Imóvel <<Matrícula do Imóvel>> do Registro de Atendimento+      * Caso o imóvel da guia de pagamento esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //O Imóvel <<xxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Imóvel <<Matrícula do Imóvel>> do Registro de Atendimento//
-      * Caso contrário, caso a localidade da guia de pagamento esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem A localidade <<xxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento difere da localidade <<xxxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>+    * Caso contrário, caso a localidade da guia de pagamento esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <<xxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento difere da localidade <<xxxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>//
-  * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um cliente: +    * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um cliente: 
-    * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um cliente, será exibida a mensagem Esta Guia de Pagamento não está associada a um cliente.+      * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Esta Guia de Pagamento não está associada a um cliente//.
       * Caso contrário:       * Caso contrário:
-        * Caso o cliente da guia de pagamento, será exibida a mensagem O Cliente <<xxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Cliente <<Código do Cliente>> do Registro de Atendimento.+        * Caso o cliente da guia de pagamento, o sistema exibe a mensagem: //O Cliente <<xxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Cliente <<Código do Cliente>> do Registro de Atendimento//.
         * Caso contrário, o sistema atribui ao campo Localidade:         * Caso contrário, o sistema atribui ao campo Localidade:
           * A localidade da guia de pagamento;           * A localidade da guia de pagamento;
           * O nome da localidade.           * O nome da localidade.
- +  * Verificar tipo de débito da guia de pagamento: 
-Verifica tipo de débito da guia de pagamento +    * Caso tenha informado a Ordem de Serviço e o tipo de serviço desta esteja associado a um tipo de débito: 
-  * Caso tenha informado a Ordem de Serviço e o tipo de serviço da mesma esteja associado a um tipo de débito: +      * Caso o tipo de débito da guia de pagamento esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //O Tipo de Débito <<xxxxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Tipo de Débito <<xxxxxxxxxx>> da Ordem de Serviço//.
-    * Caso o tipo de débito da guia de pagamento esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, será exibida a mensagem O Tipo de Débito <<xxxxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Tipo de Débito <<xxxxxxxxxx>> da Ordem de Serviço.+
   * O sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.   * O sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
- +  * Verificar existência do débito a cobrar: 
-Verifica existência do débito a cobrar +    * Caso o débito a cobrar não exista, o sistema exibe a mensagem: //Débito a Cobrar inexistente//
-  * Caso o débito a cobrar não exista, será exibida a mensagem Débito a Cobrar inexistente+  * Verificar imóvel do débito a cobrar: 
- +    * Caso o imóvel do débito a cobrar esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //O Imóvel <<xxxxxxxx>> do Débito A Cobrar não corresponde ao Imóvel <<Matrícula do Imóvel>> do Registro de Atendimento//
-Verifica imóvel do débito a cobrar +  Verificar localidade do débito a cobrar: 
-  * Caso o imóvel do débito a cobrar esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, será exibida a mensagem O Imóvel <<xxxxxxxx>> do Débito A Cobrar não corresponde ao Imóvel <<Matrícula do Imóvel>> do Registro de Atendimento+    * Caso a localidade do débito a cobrar esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <<xxxxxxxx>> do Débito A Cobrar difere da localidade <<xxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>//
- +  * Verificar tipo de débito do débito a cobrar: 
-Verificar localidade do débito a cobrar +    * Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, e o tipo de serviço desta esteja associado a um tipo de débito: 
-  * Caso a localidade do débito a cobrar esteja diferente da localidade do imóvel, será exibida a mensagem A localidade <<xxxxxxxx>> do Débito A Cobrar difere da localidade <<xxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>+    * Caso o tipo de débito do débito a cobrar esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //O Tipo de Débito <<xxxxxxx>> do Débito A Cobrar não corresponde ao Tipo de Débito <<xxxxxxxx>> da Ordem de Serviço//.
- +
-Verifica tipo de débito do débito a cobrar +
-  * Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, e o tipo de serviço da mesma esteja associado a um tipo de débito: +
-    * Caso o tipo de débito do débito a cobrar esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, será exibida a mensagem O Tipo de Débito <<xxxxxxx>> do Débito A Cobrar não corresponde ao Tipo de Débito <<xxxxxxxx>> da Ordem de Serviço.+
   * O sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.   * O sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
- +  * Verificar existência do tipo de débito: 
-Verifica existência do tipo de débito +    * Caso o tipo de débito não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//
-  * Caso o tipo de débito não exista, será exibida a mensagem Tipo de Débito inexistente+  * Verificar valor da devolução 
- +    * Caso o tipo do documento selecionado seja conta, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. 
-Verifica valor da devolução  +    * Caso o tipo do documento selecionado seja débito a cobrar, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. 
-  * Caso o tipo do documento selecionado seja conta, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. +    * Caso o tipo do documento selecionado seja guia de pagamento, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. 
-  * Caso o tipo do documento selecionado seja débito a cobrar, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. +    * Caso o valor possível de ser devolvido seja <= 0, o sistema exibe a mensagem: //Não existe valor a ser devolvido para o documento informado//.
-  * Caso o tipo do documento selecionado seja guia de pagamento, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido. +
-  * Caso o valor possível de ser devolvido seja <= 0, será exibida a mensagem: Não existe valor a ser devolvido para o documento informado.+
   * Caso contrário:   * Caso contrário:
-    * Caso o valor informado seja superior que o possível de ser devolvido e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Valor da Devolução deve ser até o valor <<Valor possível de ser devolvido>>, que equivale a diferença entre o valor pago e os valores do <<tipo do documento>>,  e de Guias de Devolução+    * Caso o valor informado seja superior que o possível de ser devolvido e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução deve ser até o valor <<Valor possível de ser devolvido>>, que equivale a diferença entre o valor pago e os valores do <<tipo do documento>>,  e de Guias de Devolução//
-    * Caso o tipo do documento selecionado seja "conta ou débito a cobrar ou guia de pagamentoe o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Pagamento em Duplicidade+    * Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar ou guia de pagamento e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Pagamento em Duplicidade//
-    * Caso o tipo do documento selecionado seja devolução de valor e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Outros Valores”.+    * Caso o tipo do documento selecionado seja devolução de valor e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Outros Valores//. 
 +  * Verificar sucesso da transação: 
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //<<descrição da função>> efetuada com sucesso//
 +  * Verificar pagamento: 
 +    * Caso o documento seja do tipo conta, guia de pagamento ou débito a cobrar, e não exista pagamento para a identificação informada, o sistema exibe a mensagem: //<<tipo do documento>> <<xxxxxxx>> não tem pagamentos efetuados//
 +  * Verificar existência de Guias de Devolução: 
 +    * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel e o //Tipo de Documento// informado seja //Conta//, //Guia de Pagamento// ou //Débito a Cobrar//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o imóvel, com o mesmo //Tipo de Documento// e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução. 
 +    * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o //Tipo de Documento// informado seja //Guia de Pagamento//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo //Tipo de Documento// e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução. 
 +    * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o //Tipo de Documento// informado seja //Devolução de Valor//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo //Tipo de Documento// e o mesmo //Tipo de Débito//, o sistema exibe a mensagem: //Já existe Guia de Devolução <<xxxxxxx>>  para este cliente <<xxxxxxx>>,  e o mesmo tipo de débito <<xxxxxx>> OK ou CANCELA//. Caso o usuário selecione o “OK, o sistema continua o processamento. 
 +  * Verificar existência do funcionário: 
 +    * Caso a matrícula do funcionário (xxxxxxxx) não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: “Funcionário inexistente”. 
 +  * Verificar crédito a realizar: 
 +    * O sistema verifica se existe um crédito a realizar; caso exista, o sistema exibe a mensagem: //A conta referente ao mês/ano <<referência da fatura>> de valor << valor da conta>> já foi devolvida//, e não permite que se devolva novamente. 
 +</columns>
  
-Verifica sucesso da transação +====== Preenchimento dos Campos ====== 
-  * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zeroserá exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrárioexibe mensagem “<<descrição da função>> efetuada com sucesso”.+^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
 +|Registro de Atendimento|Campo obrigatório - Informe o número do Registro de Atendimento, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o RA desejado. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção do Registro de Atendimento, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.| 
 +|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a O.S. desejada. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção da Ordem de Serviço, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.| 
 +|Tipo do Documento|Campo obrigatório - Selecione o tipo do documento entre as opções disponibilizada pelo sistema.| 
 +|Localidade|Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório preenchimento. Informe o número da Localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a localidade desejada. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Matrícula do Imóvel|Este campo é preenchido pelo sistema.| 
 +|Código do Cliente|Este campo é preenchido pelo sistema.| 
 +|Referência da Conta|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe-o no formado mm/aaaa (mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a referência desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Guia de Pagamento|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o código da guia de pagamentocom no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a guia desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Débito Cobrar|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o código do débito a cobrarcom no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar guia desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Tipo do Débito|Campo obrigatório - Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de débito é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção do Tipo do Débito, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_debito|Pesquisar Tipo de Débito]]**.| 
 +|Valor da Devolução|Campo obrigatório - Informe o valor da devolução com duas casas decimais.
 +|Funcionário Analista|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que analisou o pedido de devolução, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|Funcionário Autorizador|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que autorizou o pedido de devolução, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +\\
  
-Verifica pagamento+====== Funcionalidade dos Botões ====== 
-  * Caso documento seja do tipo contaguia de pagamento ou débito a cobrar, e não exista pagamento para a identificação informadaserá exibida mensagem: “<<tipo do documento>> <<xxxxxxx>> não tem pagamentos efetuados”.+^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| 
 +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga conteúdo do campo em exibição.| 
 +|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botãoo sistema desfaz o último procedimento realizado.| 
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botãoo sistema cancela o procedimento retorna à tela principal.| 
 +|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botãoo sistema comanda inserção dos dados nas bases de dados do sistema.|
  
-Verifica existência de Guias de Devolução. +===== Referências =====
-  * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel e o “Tipo de Documento” informado seja “Conta”, “Guia de Pagamento” ou “Débito a Cobrar”, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o imóvel, com o mesmo “Tipo de Documento” e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução. +
-  * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o “Tipo de Documento” informado seja “Guia de Pagamento”, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo “Tipo de Documento” e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução. +
-  * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o “Tipo de Documento” informado seja “Devolução de Valor”, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo “Tipo de Documento” e o mesmo “Tipo de Débito”, será exibida a mensagem: “Já existe Guia de Devolução <<xxxxxxx>>  para este cliente <<xxxxxxx>>,  e o mesmo tipo de débito <<xxxxxx>> OK ou CANCELA”. Caso o usuário selecione o “OK”, o sistema continua o processamento.+
  
-Verifica existência do funcionário + **[[=postgres:arrecadacao:uc0322|Inserir Guia de Devolução]]**
-  Caso a matrícula do funcionário (xxxxxxxx) não exista no sistema, será exibida a mensagem “Funcionário inexistente”.+
  
-Verifica crédito a realizar +==== Termos Principais ====
-  * O sistema verifica se existe um crédito a realizar, caso exista, será exibida a crítica “A conta referente ao mês/ano “<<referência da fatura>>“ de valor << valor da conta>> já foi devolvida.”, e não permite que se devolva novamente.+
  
-Informe os campos necessários a inclusão da guia de devolução e clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}.+**[[=ajuda:arrecadacao:guia_de_devolucao|Guia de Devolução]]**
  
-{{:ajuda:arrecadacao:arrec_-_inserirguiadevolucao.png?nolink|}} +**[[=ajuda:arrecadacao|Arrecadação]]**
-\\+
  
-====== Preenchimento dos Campos ====== 
  
- 
-^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
-|Registro de Atendimento(*)|Campo obrigatório - Informe o número do Registro de Atendimento, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar o RA desejado. O nome será exibido no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-Para consultar detalhes da seleção do Registro de Atendimento, clique no link [[Pesquisar Registro de Atendimento>>url:http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/atendimentoRegistroPesquisar]]. 
-|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a O.S. desejada. O nome será exibido no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-Para consultar detalhes da seleção da Ordem de Serviço, clique no link [[Pesquisar Ordem de Serviço>>url:http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/atendimentoOrdemServicoPesquisar]]. 
-|Tipo do Documento(*)|Campo obrigatório - Selecione o tipo do documento entre as opções disponibilizada pelo sistema. 
-|Localidade|Caso este campo esteja habilitado, será obrigatório o preenchimento. Informe o número da Localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a localidade desejada. O nome será exibido no campo ao lado. 
-Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link [[Pesquisar Localidade>>url:http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/edit/AjudaGSAN/AjudaGSAN.cadastroLocalizacaoLocalidadePesquisar||class="undefined"]]. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-|Matrícula do Imóvel|Este campo será preenchido pelo sistema. 
-|Código do Cliente|Este campo será preenchido pelo sistema.  
-|Referência da Conta|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe-o no formado mm/aaaa (mês, ano), ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a referência desejada. A identificação será exibida no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-|Guia de Pagamento|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe o código da guia de pagamento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a guia desejada. A identificação será exibida no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-|Débito a Cobrar|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe o código do débito a cobrar, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a guia desejada. A identificação será exibida no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-|Tipo do Débito(*)|Campo obrigatório - Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento será obrigatório. Informe o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de débito será exibido no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-Para consultar detalhes da seleção do Tipo do Débito, clique no link [[Pesquisar Tipo de Débito>>url:http://xwiki.ipad.com.br:8027/xwiki/bin/view/AjudaGSAN/faturamentoDebitoTipoPesquisar]]. 
-|Valor da Devolução(*)|Campo obrigatório - Informe o valor da devolução com duas casas decimais. 
-|Funcionário Analista(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que analisou o pedido de devolução, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
-|Funcionário Autorizador(*)|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que autorizou o pedido de devolução, ou clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Lupa.gif||alt="Lupa.gif"]] para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido no campo ao lado. 
-Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão [[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Guia+de+Devolucao/Borracha.gif||alt="Borracha.gif"]] ao lado do campo em exibição. 
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-= Funcionalidade dos Botões = 
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-|=Botão|=Descrição da Funcionalidade 
-|[[image:Lupa.gif]]|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. 
-|[[image:Borracha.gif]]|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. 
-|[[image:Desfazer.png]]|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. 
-|[[image:cancelar2.jpg]]|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o procedimento e retorna à tela principal. 
-|[[image:http://192.168.64.215:8080/xwiki/bin/download/Arrecadacao/Inserir+Banco/Inserir.png?width=820||alt="Inserir.png"]]|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados do sistema. 
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