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ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao

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ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao [10/03/2015 18:53] – edição externa 127.0.0.1ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao [22/09/2017 18:21] (atual) tadeu.sarmento
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 +[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-arrecadacao.png?nolink&200|}}]]
 ====== Inserir Guia de Devolução ====== ====== Inserir Guia de Devolução ======
 +<columns>
 +O objetivo desta funcionalidade é inserir uma guia de devolução nas bases de dados do GSAN. Ela pode ser acessada via **Menu de sistema**, no caminho: **[[:Ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:Ajuda:Arrecadação]] > [[:ajuda:Arrecadação:Devolução]] > [[:ajuda:Arrecadação:Guia de Devolução]] > Inserir Guia de Devolução**.
 +</columns>
  
 +Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
  
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas e relatórios a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :ajuda:arrecadacao:iinserir_guia_devolucao.jpg?nolink  |}}
 +</WRAP>
 +
 +<columns>
 +Acima, informe obrigatoriamente número do **Registro de Atendimento (R.A.)**, ou o número da **Ordem de Serviço (O.S.)**. Caso deseje pesquisá-los, clique em {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}. Em seguida, o sistema exibe as telas de pesquisa, respectivamente, **[[=ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]** e **[[=ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.
 +
 +Caso o R.A. tenha sido informado, o sistema preenche a matrícula do imóvel ou código do cliente. Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, o sistema obtém o número do Registro de Atendimento através dessa O.S., exibindo o R.A. sem permitir alteração. Informe os demais campos necessários à inclusão da guia de devolução e clique no botão {{:ajuda:inserir.png?nolink|}}. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:arrecadacao:inserir_guia_de_devolucao#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
 +
 +Antes de inserir a nova guia, o sistema efetua algumas validações:
 +
 +  * Verificar existência do registro de atendimento:
 +    * Caso não exista o Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento inexistente//.
 +  * Validar registro de atendimento:
 +    * Caso o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento <<Registro de Atendimento>>//.
 +    * Caso a situação do Registro de Atendimento seja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Registro de Atendimento está encerrado//.
 +    * Caso o tipo de solicitação do Registro de Atendimento não permita a geração de guia de devolução, o sistema exibe a mensagem: //Especificação do Tipo de Solicitação do Registro de Atendimento não permite a geração de Guia de Devolução//.
 +  * Verificar existência da ordem de serviço:
 +    * Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço inexistente//.
 +  * Validar ordem de serviço:
 +    * Caso a Ordem de Serviço não esteja associada a um Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de Serviço não está associada a um Registro de Atendimento//.
 +    * Caso a Ordem de Serviço esteja associada a um Registro de Atendimento, e o Registro de Atendimento não esteja associado a um imóvel ou a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel nem Cliente associado ao Registro de Atendimento da Ordem de Serviço <<Registro de Atendimento>>//.
 +  * Verificar a existência de dados:
 +    * Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> inexistente// e cancela a operação.
 +    * Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: //Tabela <<nome da tabela>> sem dados para seleção// e cancela a operação.
 +  * Verificar tipo do documento com registro de atendimento:
 +    * Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar, e o Registro de Atendimento informado não esteja associado a um imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Não há Imóvel associado ao Registro de Atendimento <<Registro de Atendimento>>. Não é possível selecionar este tipo de documento//.
 +  * Verificar existência da localidade:
 +    * Caso a localidade não exista, o sistema exibe a mensagem: //Localidade inexistente//.
 +  * Verificar existência da conta:
 +    * Caso a conta não exista, o sistema exibe a mensagem: //Conta inexistente//.
 +  * Verificar localidade da conta:
 +    * Caso a localidade da conta esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <<xxxxxxx>> da Conta difere da localidade <<xxxxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>//.
 +    * Caso contrário, o sistema atribui o valor da conta ao campo Valor da Devolução e permite alteração.
 +  * Verificar existência da guia de pagamento:
 +    * Caso a guia de pagamento não exista, o sistema exibe a mensagem: //Guia de Pagamento inexistente//.
 +  * Verificar imóvel ou cliente da guia de pagamento:
 +    * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um imóvel:
 +    * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um imóvel, o sistema exibe a mensagem: //Esta Guia de Pagamento não está associada a um imóvel//.
 +    * Caso contrário:
 +      * Caso o imóvel da guia de pagamento esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //O Imóvel <<xxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Imóvel <<Matrícula do Imóvel>> do Registro de Atendimento//.
 +    * Caso contrário, caso a localidade da guia de pagamento esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <<xxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento difere da localidade <<xxxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>//.
 +    * Caso o Registro de Atendimento informado esteja associado a um cliente:
 +      * Caso a guia de pagamento não esteja associada a um cliente, o sistema exibe a mensagem: //Esta Guia de Pagamento não está associada a um cliente//.
 +      * Caso contrário:
 +        * Caso o cliente da guia de pagamento, o sistema exibe a mensagem: //O Cliente <<xxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Cliente <<Código do Cliente>> do Registro de Atendimento//.
 +        * Caso contrário, o sistema atribui ao campo Localidade:
 +          * A localidade da guia de pagamento;
 +          * O nome da localidade.
 +  * Verificar tipo de débito da guia de pagamento:
 +    * Caso tenha informado a Ordem de Serviço e o tipo de serviço desta esteja associado a um tipo de débito:
 +      * Caso o tipo de débito da guia de pagamento esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //O Tipo de Débito <<xxxxxxxxxxx>> da Guia de Pagamento não corresponde ao Tipo de Débito <<xxxxxxxxxx>> da Ordem de Serviço//.
 +  * O sistema atribui o valor da guia de pagamento ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
 +  * Verificar existência do débito a cobrar:
 +    * Caso o débito a cobrar não exista, o sistema exibe a mensagem: //Débito a Cobrar inexistente//.
 +  * Verificar imóvel do débito a cobrar:
 +    * Caso o imóvel do débito a cobrar esteja diferente do imóvel do Registro de Atendimento, o sistema exibe a mensagem: //O Imóvel <<xxxxxxxx>> do Débito A Cobrar não corresponde ao Imóvel <<Matrícula do Imóvel>> do Registro de Atendimento//.
 +  * Verificar localidade do débito a cobrar:
 +    * Caso a localidade do débito a cobrar esteja diferente da localidade do imóvel, o sistema exibe a mensagem: //A localidade <<xxxxxxxx>> do Débito A Cobrar difere da localidade <<xxxxxxx>> do Imóvel <<Matrícula do Imóvel>>//.
 +  * Verificar tipo de débito do débito a cobrar:
 +    * Caso tenha sido informada a Ordem de Serviço, e o tipo de serviço desta esteja associado a um tipo de débito:
 +    * Caso o tipo de débito do débito a cobrar esteja diferente do tipo de débito do tipo de serviço da Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: //O Tipo de Débito <<xxxxxxx>> do Débito A Cobrar não corresponde ao Tipo de Débito <<xxxxxxxx>> da Ordem de Serviço//.
 +  * O sistema atribui o valor do débito a cobrar ao campo Valor da Devolução e permitir alteração.
 +  * Verificar existência do tipo de débito:
 +    * Caso o tipo de débito não exista, o sistema exibe a mensagem: //Tipo de Débito inexistente//.
 +  * Verificar valor da devolução: 
 +    * Caso o tipo do documento selecionado seja conta, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
 +    * Caso o tipo do documento selecionado seja débito a cobrar, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
 +    * Caso o tipo do documento selecionado seja guia de pagamento, o sistema calcula o valor possível de ser devolvido.
 +    * Caso o valor possível de ser devolvido seja <= 0, o sistema exibe a mensagem: //Não existe valor a ser devolvido para o documento informado//.
 +  * Caso contrário:
 +    * Caso o valor informado seja superior que o possível de ser devolvido e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução deve ser até o valor <<Valor possível de ser devolvido>>, que equivale a diferença entre o valor pago e os valores do <<tipo do documento>>,  e de Guias de Devolução//.
 +    * Caso o tipo do documento selecionado seja conta ou débito a cobrar ou guia de pagamento e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Pagamento em Duplicidade//.
 +    * Caso o tipo do documento selecionado seja devolução de valor e o valor da devolução informado esteja superior ao valor limite do tipo de crédito, e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: //Valor da Devolução ultrapassa o limite estabelecido para Devolução de Outros Valores//.
 +  * Verificar sucesso da transação:
 +    * Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem //<<descrição da função>> efetuada com sucesso//.
 +  * Verificar pagamento:
 +    * Caso o documento seja do tipo conta, guia de pagamento ou débito a cobrar, e não exista pagamento para a identificação informada, o sistema exibe a mensagem: //<<tipo do documento>> <<xxxxxxx>> não tem pagamentos efetuados//.
 +  * Verificar existência de Guias de Devolução:
 +    * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um imóvel e o //Tipo de Documento// informado seja //Conta//, //Guia de Pagamento// ou //Débito a Cobrar//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o imóvel, com o mesmo //Tipo de Documento// e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução.
 +    * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o //Tipo de Documento// informado seja //Guia de Pagamento//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo //Tipo de Documento// e a mesma identificação de documento, se houver, obtém o valor da devolução.
 +    * Caso o Registro de Atendimento esteja associado a um cliente e o //Tipo de Documento// informado seja //Devolução de Valor//, o sistema verifica se já existe uma Guia de Devolução, para o cliente, com o mesmo //Tipo de Documento// e o mesmo //Tipo de Débito//, o sistema exibe a mensagem: //Já existe Guia de Devolução <<xxxxxxx>>  para este cliente <<xxxxxxx>>,  e o mesmo tipo de débito <<xxxxxx>> OK ou CANCELA//. Caso o usuário selecione o “OK”, o sistema continua o processamento.
 +  * Verificar existência do funcionário:
 +    * Caso a matrícula do funcionário (xxxxxxxx) não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: “Funcionário inexistente”.
 +  * Verificar crédito a realizar:
 +    * O sistema verifica se existe um crédito a realizar; caso exista, o sistema exibe a mensagem: //A conta referente ao mês/ano <<referência da fatura>> de valor << valor da conta>> já foi devolvida//, e não permite que se devolva novamente.
 +</columns>
 +
 +====== Preenchimento dos Campos ======
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^
 +|Registro de Atendimento|Campo obrigatório - Informe o número do Registro de Atendimento, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o RA desejado. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção do Registro de Atendimento, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]**.|
 +|Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a O.S. desejada. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção da Ordem de Serviço, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_ordem_de_servico|Pesquisar Ordem de Serviço]]**.|
 +|Tipo do Documento|Campo obrigatório - Selecione o tipo do documento entre as opções disponibilizada pelo sistema.|
 +|Localidade|Caso este campo esteja habilitado, é obrigatório o preenchimento. Informe o número da Localidade, com no máximo 3 (três) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a localidade desejada. O nome é exibido no campo ao lado.\\ Para consultar detalhes da seleção da localidade, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Matrícula do Imóvel|Este campo é preenchido pelo sistema.|
 +|Código do Cliente|Este campo é preenchido pelo sistema.|
 +|Referência da Conta|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe-o no formado mm/aaaa (mês, ano), ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a referência desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Guia de Pagamento|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o código da guia de pagamento, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a guia desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Débito a Cobrar|Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o código do débito a cobrar, com no máximo 9 (nove) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a guia desejada. A identificação é exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Tipo do Débito|Campo obrigatório - Caso este campo esteja habilitado, o preenchimento é obrigatório. Informe o tipo de débito, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar o tipo desejado. O nome do tipo de débito é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.\\ Para consultar detalhes da seleção do Tipo do Débito, clique no link **[[:ajuda:pesquisar_tipo_de_debito|Pesquisar Tipo de Débito]]**.|
 +|Valor da Devolução|Campo obrigatório - Informe o valor da devolução com duas casas decimais.|
 +|Funcionário Analista|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que analisou o pedido de devolução, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +|Funcionário Autorizador|Campo obrigatório - Informe a matrícula do funcionário que autorizou o pedido de devolução, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário é exibido no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
 +\\
 +
 +====== Funcionalidade dos Botões ======
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^
 +|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
 +|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
 +|{{:ajuda:Desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.|
 +|{{:ajuda:arrecadacao:b_cancelar_.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela o procedimento e retorna à tela principal.|
 +|{{:ajuda:inserir.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados nas bases de dados do sistema.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 + **[[=postgres:arrecadacao:uc0322|Inserir Guia de Devolução]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:arrecadacao:guia_de_devolucao|Guia de Devolução]]**
 +
 +**[[=ajuda:arrecadacao|Arrecadação]]**
  
-Página em Construção 
  
 \\ \\
-Clique [[:ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique **[[:ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
ajuda/arrecadacao/inserir_guia_de_devolucao.1426013636.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)