[[:ajuda|{{ :ajuda:gsan-atendimento.png?nolink&200|}}]]
====== Consultar Arquivo Texto de Ordens de Serviço ======
O objetivo desta funcionalidade é consultar os arquivos texto de ordens de serviço de cobrança para //Smartphone//, que recebe como parâmetro o tipo da ordem de serviço para o qual serão consultados os arquivos textos. Neste caso, o parâmetro será correspondente ao tipo //O.S.de Cobrança//.
A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema**, no caminho: **[[:ajuda:pagina_inicial|GSAN]] > [[:ajuda:atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:ajuda:Ordem de Serviço]] > [[:ajuda:Acompanhamento OS de Cobrança]] > Consultar Arquivo Texto de Ordem de Serviço**.
Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
===== Observação =====
^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.^
{{ :ajuda:atend_-_gerararquivotextooscobrancasmartphone_-_consultararquivotexto2.png?nolink |}}
Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:consultar_arquivo_texto_de_ordens_de_servico#preenchimento_dos_campos|AQUI]]**.
A funcionalidade no sistema **GSAN Web** //Consultar Arquivo Texto de Ordens de Serviço de Cobrança para Smartphone//, será ativada por uma chamada no menu do **GSAN** específica para **[[:ajuda:Acompanhamento OS de Cobrança]]**, que deverá receber como parâmetro o //tipo da ordem de serviço// a ser consultado o arquivo texto (neste caso o parâmetro será correspondente ao tipo //O.S. de Cobrança//). A funcionalidade apresenta a tela acima, contendo inicialmente:
* Empresa:
* Caso a empresa associada ao usuário que está logado no sistema seja a empresa principal (no caso, a Compesa), serão exibidas as empresas ativas, para que possa ser selecionada a responsável pela execução dos serviços;
* Caso a empresa associada ao usuário que está logado no sistema não seja a empresa principal, o sistema exibe a descrição da empresa associada e não habilitada para alteração, a qual será a empresa responsável pela execução dos serviços:
* Tipo da Ordem de Serviço:
* O sistema exibe a descrição do tipo recebido como parâmetro, neste caso //O.S. de Cobrança// e não habilita para alteração.
Em seguida, o sistema exibe a tela com as opções de filtro para que o usuário possa informar os critérios a serem utilizados na seleção das O.S.:
* Localidade;
* Setor Comercial Inicial e Final;
* Quadra Inicial e Final;
* Tipo de Serviço (permite selecionar mais de um tipo);
* Agente Comercial;
* Situação do Arquivo Texto.
O sistema apresenta uma lista com os dados dos Arquivos Textos de O.S. para Smartphone, gerada a partir dos critérios de filtro informados, contendo as seguintes informações:
* Caixa para Seleção do Arquivo Texto;
* Localidade (para arquivos na situação LIBERADO, disponibilizar um link, sob o código da localidade, para execução do download //off line// do arquivo texto no Smartphone);
* Setor Comercial Inicial e Final;
* Quadra Inicial e Final;
* Quantidade de O.S. executadas em campo (com retorno já recepcionado no GSAN Web) relacionadas à quantidade total de O.S. do arquivo;
* Agente Comercial (disponibiliza um link no nome do agente comercial, para execução da funcionalidade //Consultar O.S. para Smartphone do Arquivo Texto//);
* Situação do Arquivo.
A partir da lista acima, serão disponibilizadas as opções a seguir, para movimentação dos arquivos texto selecionados:
* O botão {{:ajuda:liberar.png?nolink|}} - Após a vinculação do arquivo texto com o agente comercial, poderá ser LIBERADO para transmissão para o Smartphone, embora não possa haver mais de um arquivo na situação LIBERADO para o mesmo agente comercial;
* Para cada arquivo selecionado, o sistema verifica se está com a situação //Disponível//. Caso esteja, atualiza a situação para //Liberado//, a partir da data da liberação do arquivo e da data da última alteração com a data atual. Caso contrário, exibe a mensagem: //Só é possível liberar arquivos que estejam disponíveis//.
* O botão {{:ajuda:naoliberar.png?nolink|}} - Caso o usuário, por algum motivo, deseja impedir o arquivo de ser transmitido para o agente comercial, poderá alterar a situação para //NÃO LIBERADO//, ficando assim, bloqueado no sistema;
* Para cada arquivo selecionado, o sistema verifica se está com a situação //Liberado//. Caso esteja, atualiza a situação para //Disponível// e a data de última alteração com a data atual. Caso contrário, exibe a mensagem: //Só é possível não liberar arquivos que estejam liberados//.
* O botão {{:ajuda:emcampo.png?nolink|}} - Após a transmissão do arquivo texto com sucesso para o Smartphone, o sistema atualiza para a situação EM CAMPO, comandado pelo próprio agente comercial. Caso ocorra algum problema na transmissão //online// do arquivo, e esse arquivo seja baixado //offline// via sistema, o usuário poderá informar essa situação para o arquivo correspondente;
* Para cada arquivo selecionado, o sistema verifica se está com a situação //Liberado//. Caso esteja, atualiza a situação para //Em Campo//, a data de envio do arquivo e a data de última alteração com a data atual. Caso contrário, exibe a mensagem: //Só é possível colocar em campo arquivos que estejam liberados//.
* O botão {{:ajuda:finalizar.png?nolink|}} - Após a execução das O.S. em campo, o agente comercial deverá FINALIZAR o arquivo texto, de modo que, os seus dados possam ser atualizados no GSAN Web;
* Para cada arquivo selecionado, o sistema verifica se está com a situação //Em Campo//. Caso esteja, atualiza a situação para //Finalizado pelo Usuário// e a data de última alteração com a data atual. Caso contrário, exibe a mensagem: //Só é possível finalizar arquivos que estejam em campo//.
* O botão {{:ajuda:informaragentecom.png?nolink|}} - Ao selecionar esta opção, o sistema apresenta uma tela //popup// para que seja informado o agente comercial a ser vinculado ao(s) arquivo(s) texto(s) selecionado(s), o(s) qual(ais) deverá(ão) estar na situação //DISPONÍVEL//;
* Para cada arquivo selecionado, o sistema verifica se está com a situação //Disponível//. Caso esteja, atualiza o agente comercial para o agente comercial selecionado e a data de última alteração com a data atual. Caso contrário, exibe a mensagem: //Só é possível informar o agente comercial de arquivos disponíveis//.
Caso haja algum problema na transmissão e o usuário necessite realizar o download do arquivo texto do sistema GSAN Web para o Smartphone, de modo //offline//, deverá clicar no link existente no //Nome da Localidade//. O link somente será exibido quando o arquivo estiver na condição de liberado.
As opções //Liberar//, //Não Liberar//, //Em Campo// e //Finalizar// só serão disponibilizadas quando o arquivo texto já possuir um Agente Comercial vinculado e informado, através da opção //Informar Agente Comercial//.
Caso o usuário deseje consultar as informações das Ordens de Serviço de Cobrança para Smartphone geradas para cada arquivo texto, deverá clicar no link existente no Nome do Agente Comercial, tela //Consultar Arquivo Texto das Ordens de Serviço//, acima, e será exibida a tela //Atualizar Ordens de Serviço do Arquivo Texto//, conforme tela abaixo, a qual apresenta os dados básicos do Arquivo Texto relacionado:
* Empresa (desabilitado com o nome da empresa associado ao arquivo);
* Tipo de O.S. para Smartphone (desabilitado com o nome O.S. de Cobrança);
* Localidade (desabilitado com o código e o nome da localidade associado ao arquivo);
* Setor Comercial Inicial e Final (desabilitado com o código do setor comercial inicial e final, associado ao arquivo);
* Quadra Inicial e Final (desabilitado com o número da quadra inicial e final, associada ao arquivo);
* Agente Comercial (desabilitado com o nome do agente comercial associado ao arquivo.
Apresentada também a lista das ordens de serviço do arquivo texto, contendo:
* Caixa para Seleção da O.S. (para marcar a OS que deseja encerrar, exibido apenas se a OS estiver pendente e se não for de fiscalização);
* Número da O.S. (Caso a OS esteja pendente, tem um link para consultar os dados da OS);
* Matrícula do Imóvel (com //hint// para exibir os dados do imóvel);
* Tipo de Serviço;
* Situação da O.S.:
* Pendente;
* Encerrada;
* Execução em andamento;
* Aguardando liberação;
* Data e Hora de Recebimento (referente aos dados transmitidos do Smartphone para o sistema GSAN Web);
* Conferida - Indicador de Conferência (//SIM// ou //NÃO//, indicando se já houve a análise por parte do setor responsável, referente ao retorno da execução das ordens de serviço em campo).
Caso o usuário clique com o mouse no link existente na //matrícula do imóvel//, será exibido o //hint// contendo as informações associadas ao imóvel.
Caso o usuário deseje analisar as informações geradas pelo agente comercial no Smartphone para determinada O.S., ou deseje encerrar a O.S., deverá clicar sobre o número da ordem de serviço, ativando a funcionalidade //Consultar Dados da O.S. para Smartphone//.
{{ :ajuda:atend_-_gerararquivotextooscobrancasmartphone_-_atualizarosarquivotexto.png?nolink |}}
Desenvolvida nova funcionalidade //Consultar Dados da O.S. para Smartphone// (Tela abaixo), a qual será ativada a partir do link existente sob o //Número da Ordem de Serviço//, exibido na funcionalidade descrita acima, e que apresenta duas abas:
* Aba Anormalidade - contém os dados da execução e encerramento da O.S. retornados do Smartphone;
* Aba Fotos - contém as fotos registradas pelo agente comercial quando da execução em campo.
Para cada OS marcada, o sistema atualiza o cliente de acordo com o tipo de serviço:
* Corte;
* Supressão;
* Fiscalização;
* Religação;
* Restabelecimento;
Na aba contendo os dados da execução e encerramento da O.S., serão apresentados:
* Empresa;
* Tipo da Ordem de Serviço (O.S. de Cobrança);
* Número da O.S.;
* Matrícula do Imóvel;
* Tipo de Serviço;
Caso o Tipo de Serviço seja //CORTE//, o sistema exibe:
* Motivo do Corte;
* Tipo do Corte;
* Leitura do Corte;
* Percentual de Cobrança (neste caso será, sempre, 100%);
Caso o Tipo de Serviço seja //SUPRESSÃO//, o sistema exibe:
* Motivo da Supressão;
* Tipo da Supressão;
* Leitura da Supressão;
* Percentual de Cobrança (neste caso será, sempre, 100%);
Caso o Tipo de Serviço seja //FISCALIZAÇÃO//, o sistema exibe:
* Situação Encontrada (pode ser mais de uma);
* Documento Entregue;
Caso o Tipo de Serviço seja //RESTABELECIMENTO//, exibe:
* Tipo Hidrômetro;
* Número do Hidrômetro;
* Data da Instalação;
* Tipo de Medição;
* Local de Instalação;
* Proteção;
* Troca de Proteção;
* Troca de Registro;
* Leitura Instalação;
* Número do Selo;
* Cavalete;
* Número do Lacre;
* Tipo do Poço;
* Data da Execução;
* Hora da Execução;
* Motivo do Encerramento;
* Parecer;
{{ :ajuda:atend_-_gerararquivotextooscobrancasmartphone_-_consultararquivotexto_-_aba_anormalidade.png?nolink |}}
Na aba contendo as fotos da execução e encerramento da O.S, serão exibidas as informações:
* Empresa;
* Tipo de O.S. para Smartphone (O.S. de Cobrança);
* Número da O.S.;
* Matrícula do Imóvel;
* Tipo de Serviço;
* Foto Antes da Execução;
* Foto Durante a Execução;
* Foto Após a Execução;
* Foto da Fachada do Imóvel.
Ao ativar a caixa de seleção //O.S. Conferida// e clicar no botão {{:ajuda:voltar.jpg?nolink|}}, o indicador de conferência para a respectiva ordem de serviço na funcionalidade anterior (Consultar O.S. para Smartphone do Arquivo Texto) será alterado para SIM.
Ao clicar no botão {{:ajuda:encerraros.png?nolink|}}, o qual só estará habilitado caso a O.S. ainda não tenha sido encerrada, o sistema exibe a tela de encerramento da O.S. de acordo com o tipo de serviço associado, já contendo todos os dados alimentados a partir do smartphone, efetua as validações cabíveis e executa o encerramento da ordem de serviço, bem como as atualizações correspondentes nas bases de dados do GSAN, e retorna para à tela da funcionalidade anterior (Consultar O.S. para Smartphone do Arquivo Texto) alterando a situação da O.S. para ENCERRADA.
{{ :ajuda:atend_-_gerararquivotextooscobrancasmartphone_-_consultararquivotexto_-_aba_fotos.png?nolink |}}
Caso o usuário clique no botão {{:ajuda:encerraros.png?nolink|}}, o sistema irá encerrar todas as O.S. marcadas, atualizando os dados no GSAN, e emite o **RELATÓRIO ERROS ENCERRAMENTO OS COBRANÇA - R1499**, contendo a lista das Ordens de Serviços que não puderam ser encerradas devido a alguma restrição encontrada, conforme modelo abaixo:
{{ :ajuda:atend_-_gerararquivotextooscobrancasmartphone_-_r1499.png?nolink |}}
====== Preenchimento dos Campos ======
^Campo^Orientações para Preenchimento^
|Empresa|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. Caso a empresa associada ao usuário que está logado no sistema seja a empresa principal (no caso, a Compesa), será exibida a descrição das empresas ativas, para que possa ser selecionada a empresa responsável pela execução dos serviços. Caso a empresa associada ao usuário que está logado no sistema não seja a empresa principal, será exibida a descrição da empresa associada, não habilitada para alteração, a qual será a empresa responsável pela execução dos serviços.|
|Tipo da Ordem de Serviço|Campo obrigatório - Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.|
|**Filtro para Geração do Arquivo TXT**:| |
|Localidade|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]]**, para selecionar a localidade desejada. O nome da localidade será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Setor Comercial Inicial|Informe o código do setor inicial, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, para selecionar o setor desejado. O nome do setor será exibido no campo ao lado. Este campo só será disponibilizado após ter sido informada a localidade. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Quadra Inicial|Informe o número da quadra inicial cadastrada no sistema para consultar. Este campo só será disponibilizado após ter sido informada a localidade.|
|Setor Comercial Final|Informe o código do setor final, ou clique no botão {{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}, link **[[:ajuda:pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]]**, para selecionar o setor desejado. O nome do setor será exibido no campo ao lado. Este campo só será disponibilizado após ter sido informada a localidade. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:ajuda:borracha.gif?nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
|Quadra Final|Informe o número da quadra final cadastrada no sistema para consultar. Este campo só será disponibilizado após ter sido informada a localidade.|
|Tipo de Serviço|Marque um ou mais tipos de serviços. Para marcar mais de uma opção, mantenha a tecla //Ctrl// pressionada e clique nas demais opções que julgar necessárias.|
|Agente Comercial|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
|Situação Arquivo Texto|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
\\
====== Funcionalidade dos Botões ======
^Botão^Descrição da Funcionalidade^
|{{:ajuda:lupa.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.|
|{{:ajuda:borracha.gif?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.|
|{{:ajuda:desfazer.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.|
|{{:ajuda:micromedicao:cancelar_1.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.|
|{{:ajuda:selecionar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a seleção com base nos parâmetros informados.|
|{{:ajuda:liberar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, após a vinculação do arquivo texto com o agente comercial, poderá ser LIBERADO para transmissão para o Smartphone, embora não possa haver mais de um arquivo na situação LIBERADO para o mesmo agente comercial. Habilitado caso o arquivo esteja associado a algum agente comercial.|
|{{:ajuda:naoliberar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, caso o usuário, por algum motivo, deseje impedir o arquivo de ser transmitido para o agente comercial, o usuário poderá alterar a situação para NÃO LIBERADO, ficando assim, bloqueado no sistema. Habilitado caso o arquivo esteja associado a algum agente comercial.|
|{{:ajuda:emcampo.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, após a transmissão do arquivo texto com sucesso para o Smartphone, o sistema atualiza para a situação EM CAMPO, comandado pelo próprio agente comercial. Caso ocorra algum problema na transmissão on-line do arquivo, e esse arquivo seja baixado //off line// via sistema, o usuário poderá informar essa situação para o arquivo correspondente. Habilitado caso o arquivo esteja associado a algum agente comercial.|
|{{:ajuda:finalizar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, após a execução das O.S. em campo, o agente comercial deverá FINALIZAR o arquivo texto, de modo que, os seus dados possam ser atualizados no GSAN Web. Habilitado caso o arquivo esteja associado a algum agente comercial.|
|{{:ajuda:iac.jpg?500|}}|Ao clicar neste botão, o sistema apresenta uma tela //popup// para que seja informado o agente comercial vinculado ao(s) arquivo(s) texto(s) selecionado(s), o(s) qual(ais) deverá(ão) estar na situação DISPONÍVEL. Habilitado caso o arquivo esteja associado a algum agente comercial.|
|{{:ajuda:relatorios:2botao_voltar.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.|
|{{:ajuda:mobile:gsanas:botao_encerraros.jpg?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda o encerramento da Ordem de Serviço.|
|{{:ajuda:atualizaros.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização da Ordem de Serviço nas bases de dados.|
|{{:ajuda:setaadireitaavancar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte (Fotos).|
|{{:ajuda:setavoltar.png?nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior (Anormalidade).|
===== Referências =====
**[[=postgres:atendimento_ao_publico:uc1228|Consultar Arquivo Texto de Ordens de Serviço]]**
**[[=postgres:mobile:uc1498|Consultar Arquivo Texto de Ordens de Serviço para Smartphone]]**
**[[=ajuda:acompanhamento_os_de_cobranca|Acompanhamento de Ordem de Serviço de Cobrança]]**
==== Termos Principais ====
**[[=ajuda:o#ordem_de_servico|Ordem de Serviço]]**
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